Tema “Das experiências surgem os conhecimentos” inspira as crianças do Infantil 3A
A turma do Infantil 3A realizou diversas atividades referentes ao tema Das experiências surgem os conhecimentos, do projeto institucional do SLE. Foram utilizadas diferentes analogias que promoveram a observação de si mesmo e a capacidade de resolver e superar as dificuldades encontradas no dia a dia.
Ao fazer um passeio de estudo para observar o jardim que está sendo cultivado pelas turmas do Infantil 3A e 3B, as crianças foram estimuladas a observarem as flores e as ervas daninhas. Logo, uma criança perguntou: “Mas o que são as ervas daninhas, professora?”. A partir desta pergunta a professora Marcia A. de Lima, regente da turma, observou o interesse dos alunos em relação ao tema.
O estudo e as atividades realizadas para conhecer sobre as flores e as ervas daninhas gerou muitos movimentos e proporcionou pensar sobre o que poderia ser como as ervas daninhas na vida de cada um, e como combatê-las.
As professoras relatam que está sendo gratificante observar as manifestações das crianças referentes ao estudo. O aluno Nickolas Costella Scussiatto conseguiu identificar um pensamento de erva daninha: “Veio o pensamento de não escolher o brinquedo para trazer para a escola no dia do brinquedo”.
Mathias Trentin também relacionou o conteúdo a uma vivência e contou: “Eu queria ficar em casa com a mamãe e chorei”. E a aluna Helena Cela Peliser relatou: “Eu estava dormindo, acordei e não quis colocar a roupa”.
Dessa forma, através de imagens analógicas, as crianças têm a possibilidade de aprender a conhecer a si mesmo, o que é inspirador, pensando nos resultados deste processo em sua vida!