Infantil 5 recebe visita especial e aprende sobre o braile
A turma do Infantil 5, das professoras Susana Lazzarotti, Eliane Fonini e da estagiária Adriana dos Santos, estão estudando as diversas formas de comunicação e uma que chamou bastante a atenção da turma foi o braile, a linguagem que os deficientes visuais usam para se comunicar com o mundo.
Pensando em tornar mais vivo esse conhecimento, as professoras convidaram Rafael Carlos Jung, filho da funcionária Denilse Jung, para participar de uma aula com a turma.
Rafael é deficiente visual e chegou à sala acompanhado de sua professora da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Santa Catarina (ADEVOSC), Maria Sandra Nunes Anchau. A apresentação da turma foi um pouco diferente do que estavam acostumados, pois o Rafael usou a audição e o tato, tocando nos cabelos e ouvindo a voz de cada criança.
O jovem de 21 anos respondeu às perguntas das crianças, falou de algumas curiosidades sobre o braile e mostrou a Perkins Brailler, máquina que escreve em braile. As crianças pediram para o Rafael escrever alguns nomes e tocaram na escrita, com suavidade. Aprenderam que para apagar não é utilizada a borracha, basta apertar na letra um pouquinho mais forte que ela apaga.
Rafael contou para a turma que é atleta em salto em distância e corrida, e já participou dos PARAJASC (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina)
Para culminar o que aprenderam com o Rafael, as crianças fizeram um texto coletivo e foram desafiadas a viver uma experiência: em duplas, uma criança era o guia e outra estaria de olhos vendados para a corrida, depois trocavam os papeis.
“Atividades como esta oportunizam o trabalho de muitos conceitos, como gratidão, força de vontade, esforço, respeito, confiança em si mesmo e a alegria, virtude esta que define o Rafael. Essa reflexão proporcionam com que as crianças coloquem-se no lugar do outro e aprendam com elas, respeitando as diferenças”, relatou a professora Susana, regente da turma.