4º Ano realiza passeio histórico e cultural
A turma do 4º Ano, acompanhada pela turismóloga Danieli Januzzi e pelas professoras da turma Kamila Pavi e Daniela Farias, realizaram um passeio ecológico, visando observar alguns aspectos históricos e culturais do município de Chapecó.
Como um complemento do estudo de História sobre a vinda dos imigrantes para o oeste catarinense e sua influência na cultura, as crianças vivenciaram e relacionaram aspectos do passado e do presente, do uso das tecnologias e o “viver na natureza”.
A turma passou por diversos pontos turísticos de Chapecó, como a Arena Condá, o monumento “Desbravador” e o Centro de Cultura e Eventos Arlindo Plínio de Nês. Nesse momento, além de valorizar as áreas da cidade, conheceram a história e a importância dos mesmos para a cultura dos cidadãos chapecoenses.
Saindo da área urbana e em direção à rural, foi possível observar os contrastes entre cidade e campo. Em uma fábrica de queijos, a turma conheceu seu processo de fabricação provou um pedacinho dele, observou as vacas pastando, uma ovelha que havia nascido há poucas horas, os bezerros e outras partes da fábrica.
Na Linha Colônia Cella, em visita a um Museu, a turma pode perceber e relacionar como era a vida antigamente, visualizando alguns instrumentos utilizados pelos imigrantes italianos – os principais colonizadores de Chapecó.
Ao chegar à casa de uma família que as estava esperando, as crianças fizeram um delicioso lanche com bolo, suco de laranja e bergamota, e também deram alimento aos peixes sob a orientação dos responsáveis: “Olha professora, a cor daquele peixe!”, manifestavam com alegria as crianças. Após o lanche, realizaram uma trilha e brincaram de balanço.
“Nesta tarde, além do conhecimento, foi oportunizado o contato com a natureza: diferentes cheiros, sabores, sons e paisagens. Sentir o vento, o cantar do grilo, o sabor do suco... Conversamos com as crianças sobre a gratidão às pessoas que nos receberam com tanto afeto, a alegria de viver momentos perto dos amigos e receber um novo conhecimento, a importância de colocar-se diante do novo, provar algo diferente, a gentileza das pessoas e singeleza dos lugares. Foi uma grande oportunidade de valorizarmos o que temos pertinho e conhecer um pouco mais de nossa cultura”, relatou a professora regente da turma, Kamila Pavi.