Crianças do 1º Ano têm oficina sobre casa mental
A turma do 1º Ano recebeu na sala de aula a assessora pedagógica Jaqueline Miotto Zolet para trabalhar alguns conceitos que as professoras Sandra Franciscatto e Sabrina Variani sentiam necessidade de explorar.
A assessora iniciou sua oficina fazendo a leitura de um ensinamento sobre o ambiente da escola e questionou: Como deve ser? O que combina com este ambiente? Em seguida, realizaram o cálculo de quanto tempo no decorrer da vida as pessoas passam na escola. Calculando até o final do Ensino Médio, chegou-se ao total de aproximadamente 16.000 horas! Jaqueline então levantou outra questão: Como eu quero ser recordado no futuro pelos meus colegas?
A assessora apresentou a imagem da porta e da chave que abre ou fecha a entrada de nossa Casa Mental e que cada um é o dono da sua chave e, portanto pode decidir para quais pensamentos deve abrir ou fechar esta porta. Explicou que o adulto que seremos, dependerá do que cultivarmos desde a infância! O que cada um quer ser? Meus pensamentos e atitudes estão de acordo com o que eu quero ser?
Ao final da reflexão, foi proposto que cada criança representasse como imaginava ser a porta e a chave de sua Casa Mental e como gostaria de ser recordado.