2º Ano aprende sobre a pinha e cultiva virtudes
As professoras Lediana Duarte e Claudinéia de Souza apresentaram aos alunos do 2º Ano uma pinha. A professora Lediana, regente da turma, contou que esteve na cidade de Lages (SC) e lá aprendeu algumas curiosidades sobre o pinhão, semente da araucária, compartilhando-as com a turma.
Após os conhecimentos gerais acerca da pinha, foi realizado um “concurso” na sala de aula para estimar quantas sementes havia dentro da pinha. As estimativas variaram de 21, 100, 200 pinhões até 40.000. A turma abriu a pinha e realizou a contagem: 55 pinhões! As alunas que mais se aproximaram do número exato de pinhões estimaram em 21 e 89 pinhões, totalizando uma diferença de 34 unidades.
Além do conhecimento sobre de onde vem o pinhão, sobre a noção de quantidade para realizar a estimativa, sobre contar os pinhões e fazer os cálculos para observar as diferenças entre as estimativas, a turma pode observar outros aspectos relacionados ao mundo interno.
“Muitos frustraram suas expectativas com o número de pinhões que haviam estimado, porém a natureza da pinha é essa. Não há um número exato de sementes dentro dela. Quantas vezes em nossa vida temos expectativas sobre algo e precisamos aceitar as situações que se colocam?”, relatou a professora regente.
A turma percebeu com essa experiência que é importante nessas situações cultivar algumas virtudes como a tolerância e o respeito, para não se descolocar e atuar da melhor forma.