Infantil 5 A investiga: por que a lua nem sempre tem o mesmo formato?
O que eu sei sobre a Lua? Por que a Lua não cai? Como funcionam as marés? E se não existisse Lua, como seria?
A partir destas curiosidades que os alunos manifestaram, a turma do Infantil 5 A foi desafiada pelas Professoras Aline M. Barella e Carina Dalla Nora a pesquisar. Descobriram, assim, que a lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, e que cada uma delas dura cerca de sete a oito dias.
A turma acompanhou este movimento registrando-o em calendário, durante o mês de abril, já observando também a ordem numérica e a noção temporal.
“Aprendemos que não sendo uma estrela, a Lua não emite luz própria. Entretanto, a vemos iluminada pois ela reflete a luz proveniente do Sol e tem um papel fundamental para que exista vida na Terra.”, relatou a professora Aline.
E o que mais podemos aprender com a Lua?
Usando a imagem de um imã, pois assim como a Lua atrai a Terra e vice-versa, a turma refletiu sobre os pensamentos e sentimentos que querem atrair para a vida. Cada um observou que os pensamentos bons atraem sentimentos bons e isso se reflete na convivência com os demais e consigo mesmo.
“Observamos como a turma se apropriou do conhecimento! Em muitos momentos nos relatam que observaram a Lua em casa ou quando vamos para fora da escola e veem a Lua, comentam.”, avaliou a professora regente.
Esta e outras perguntas fazem parte do Projeto de estudos do Infantil 5: “Pergunta, ponte para o conhecimento!”. Logo, logo, novas descobertas serão apresentadas!