É possível aprender Matemática com a natureza? A turma do 3º Ano comprovou que sim!
Observando algumas plantas, especialmente árvores e flores, os alunos foram estimulados pelas professoras Ana Amélia Bergamo e Layana Mantelli a refletir se havia algo relacionado à Matemática ali. Foi então que os alunos perceberam que galhos e pétalas podem seguir uma sequência bem interessante, sequência essa que foi percebida e documentada pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci.
A sequência de Fibonacci, como ficou conhecida, respeita a seguinte ordem: somando-se 0 + 1 obtém-se 1; somando este 1 ao 1 anterior, obtém-se 2; somando-se este 2 ao 1 anterior, obtém-se 3 e assim sucessivamente. Podemos exemplificar a sequência de Fibonacci da seguinte forma: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34... e assim sucessiva e infinitamente!
Por meio de vários exemplos, os alunos compreenderam rapidamente a sequência e se divertiram muito, fazendo as relações neste conteúdo, que ligou matemática, arte, natureza, colaboração e muita observação!