Infantil 5B utiliza pinhões no estudo de conceitos matemáticos
Aproveitando a estação do inverno, as professoras Kelly C. Zick e Roberta Prigol usaram um alimento típico dessa estação na Região Sul, para trabalhar com a turma do Infantil 5B sobre “estimativa”.
As professoras levaram uma pinha para a sala de aula e os alunos estimaram quantas sementes havia nela. Com o auxílio das professoras, registraram as quantidades e, então, se dirigiram ao pátio verde, onde foi feita a quebra da pinha, para realizar o cálculo de pinhões.
Os alunos se divertiram! Foi possível refletir sobre vários conceitos matemáticos, entre eles estimativa e contagem, em que descobriram que na pinha da turma havia 810 sementes de pinhão. Entretanto, para consumo, apenas 39 estavam bem desenvolvidos. Com isso, foi possível retirar muitos elementos para a vida.
A sapecada dos pinhões foi um momento feliz no qual as crianças ficaram muito entusiasmadas, mas também precisaram cultivar a paciência e a colaboração na organização da fogueira, na escolha do local para a mesma e no cuidado com o fogo. Foi um momento especial para todos!