Os alunos do 4º Ano estão recebendo muitas oportunidades de compartilhar os conhecimentos adquiridos em seus estudos com outras turmas. No diálogo entre professores e coordenação, conhecendo o que as outras turmas estão estudando e realizando, surgiu o estímulo de gerar o intercâmbio entre as turmas!
Convidados pela professora de Matemática do Ensino Fundamental 2, Cleizer L. C. Ecker, alguns alunos da turma se prepararam e foram explicar para o 8º Ano, uma atividade desenvolvida sobre estimativas pela professora regente da turma, Kamila Pavi.
Após esse primeiro passo, outros alunos se desafiaram e foram até o 2º Ano explicar o que aprenderam no estudo sobre microrganismos e doenças. E não parou por aí: a turma se movimentou e mais alguns alunos tiveram a oportunidade de relatar sobre a viagem para Ametista do Sul, focando no extrativismo mineral, para as crianças do 3º Ano que estavam estudando o tema.
Que bom poder aprender ensinando, não é mesmo?!
“Para a Pedagogia Logosófica é de suma importância essa relação entre as turmas, ensinando e aprendendo juntos, independentemente da idade. Dessa forma, estimulamos o cultivo da valentia, do esforço e da generosidade! E as crianças vão formando vínculos entre si, pois observamos o carinho com que se cumprimentam nos corredores da escola”, manifestou a professora Kamila.
“Eu gostei de ir no 8º Ano. Primeiro eu estava bem nervosa e preocupada, mas depois que eu e Vinícius dividimos o que íamos explicar, fiquei mais tranquila”, relatou a aluna Letícia Antunes.
A aluna Letícia Dalponte explicou: “Gostei de ir no 2º Ano explicar algo que a gente aprendeu. Eu me preparei em casa, porque era preciso explicar direitinho para que eles entendessem. É bom ensinar algo que a gente sabe”.
O aluno André Bellicanta manifestou: “No início eu fiquei um pouco nervoso, mas depois nem lembrei que a gente estava no 3º Ano”.