4º Ano realiza entrevistas para mensurar a qualidade da convivência

O tema Convivência, estudado nas aulas de Língua Portuguesa, vem proporcionando muitas reflexões na turma do 4º Ano.

“O que é conviver? Como eu trato as pessoas mais próximas? E aquelas com as quais não tenho vínculo? O que é necessário para termos harmonia em um ambiente?”. Dentre tantas, estas foram algumas das questões que as professoras Kamila Pavi e Stefani Bosco fizeram para a turma.

A turma realizou uma pesquisa para saber como estava a convivência na escola e o que os demais alunos pensam sobre o tema. Os alunos criaram as perguntas que fizeram na entrevista, refletindo sobre a melhor forma de perguntar, como se colocar, o que não pode faltar na entrevista, entre outros aspectos importantes.

No dia seguinte, as crianças se dirigiram até as turmas do 5º ao 8º Ano para colocar em prática o que planejaram. Dentre as perguntas realizadas, estão:

  • Em relação à opinião de seus colegas, você escuta com respeito? Sempre concorda? Sempre discorda? Procura conciliar?
  • Como é a convivência entre você e seus colegas?
  • Você costuma conviver com crianças de outras turmas diferentes da sua?

“Fiquei feliz ao observar a valentia de algumas crianças diante da timidez ao entrevistar os alunos maiores da escola”, relatou a professora Kamila.

Após a abordagem, a turma contabilizou os dados em uma tabela e analisou os resultados obtidos, o que permitiu mais reflexões: “Se vocês vissem alguém descumprindo alguma norma da escola, o que fariam? E quais são as virtudes e valores necessários para uma boa convivência?”.

“Que alegria quando uma proposta didática vai além! Além de todos os aspectos do gênero textual ‘entrevista’ e as reflexões sobre o tema, também trabalhamos as habilidades de observar, perguntar, ouvir, comentar e fazer anotações”, finalizou a professora.