Colégio realiza trabalho sobre as Fake News com o Fundamental 2

A professora e estudante de Biblioteconomia, Sandra Franciscatto, promoveu, em parceria com a professora Juliete Ilha Partichelli, de Língua Portuguesa, uma atividade com os alunos do Ensino Fundamental 2, visando desenvolver o senso crítico dos alunos frente às notícias, já que, com o avanço tecnológico, as Fake News espalham-se em alta velocidade.

Com esse propósito, a professora Sandra embasou seu discurso no compromisso que as escolas e as bibliotecas devem trabalhar com a verdade e que, na dúvida, devemos sempre buscar outras fontes antes de divulgar informações, visto que as Fake News vêm com o intuito de prejudicar o outro. Todos estão aprendendo com o projeto institucional que “Aprender a pensar é uma grande defesa”!

Para que fosse possível identificar notícias com esse caráter, foram fornecidos aos alunos instrumentos como sites confiáveis de verificação e aspectos linguísticos.

Para a professora Juliete, “momentos como esse colaboram para o desenvolvimento da criticidade, tornando os alunos mais atentos e questionadores frente aos fatos abordados, além de contribuírem com as rodas de discussões, disseminando novos saberes”.

Abaixo, seguem algumas dicas para não cair na armadilha de compartilhar conteúdos falsos:

  • Verifique se o site é verdadeiro.
  • A notícia tem data? É recente?
  • A notícia é assinada? Por quem?
  • Desconfie de notícias bombásticas.
  • Não confie em links compartilhados nas redes sociais. Vá à página oficial do site, clique na área de “pesquisar no site” e digite palavras-chaves da notícia.