Invenções do futuro: inventividade à prova no 5º Ano
Já parou para imaginar sua vida sem carro, telefone, geladeira ou fogão?
Nas aulas de História sobre a evolução da civilização humana, a turma do 5º Ano refletiu que muitas vezes não nos questionamos sobre como essas invenções surgiram.
“Percebemos que se temos hoje meios mais eficientes para realizar determinada atividade, foi porque alguém pensou, estudou, testou inúmeras vezes e aperfeiçoou invenções, que para nós hoje, são comuns”, relatou a professora Kamila Pavi, regente da turma.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os alunos estudaram o termo "tecnologia" e realizaram pesquisas sobre algumas invenções que revolucionaram a humanidade como o GPS, as vacinas, a bateria, os satélites, os óculos, dentre outros.
A partir desse estudo, as professoras lançaram um desafio aos alunos: pensar em uma invenção inédita, que colaborasse com a humanidade, usando a criatividade, inventividade, imaginação. Para construir o modelo que representasse sua invenção, poderiam utilizar diferentes materiais: garrafas pet; caixas de papel/papelão; carcaças de antigos aparelhos eletrônicos (televisão, celular, computador etc.) ou outros objetos que não são mais utilizados (relógios, óculos, mouse etc.); caixa de ovos, rolos de papel higiênico/guardanapo, cones de linhas, potes, latas, etc.
Da mesma forma como haviam pesquisado as invenções criadas, os alunos deveriam fazer uma ficha do seu invento, colocando as informações: invento, inventor, data da criação, motivo da criação, para que serve e benefícios esperados para a humanidade.
A cada apresentação, muitos movimentos na turma, uns aplaudindo os outros e se surpreendendo com a criação dos colegas. Veja algumas das invenções dos alunos do 5º Ano:
Rodrigo Soares Pinheiro - condensador de moléculas: "Eu criei isso pensando que substâncias importantes como a água, nunca mais faltem."
Guilherme Niec - Xolospen: "É uma caneta que lê o que você escreveu e dá sugestões de palavras para melhorar o seu texto. Ela também transmite o que você escreveu para computadores e celulares via Bluetooth."
Bruno Baldi - procurador de objetos: "Criei isso para ajudar as pessoas a procurarem objetos perdidos."
Guilherme Palaoro Klaus - sensor de carros: "Eu criei isso para diminuir acidentes e permitir a ultrapassagem com segurança em curvas. Ele poderia "ver" se tem carros vindo na outra direção, dando segurança para ultrapassar, inclusive em curvas."
Clara Sorvenigo Dorneles - TOL teacher on-line: "Essa invenção foi criada para facilitar o estudo em casa. Ela auxilia nas tarefas escolares, tira dúvidas de forma instantânea e ajuda a fixar o conhecimento."
Luiz Felipe Valentini - detector precoce de doenças: "Eu criei isso porque o mundo precisa de um equipamento hospitalar que detecte doenças que a pessoa possa ter futuramente. Assim, ela pode começar a fazer um tratamento adiantado, evitando sofrimento futuro."
Maria Valentina Faggion De David - mini hidrelétrica: "O motivo da minha criação foi a geração de energia sem custo, de forma sustentável e limpa. Ela serve para gerar energia para condomínios e prédios. Antes da água chegar até a casa das pessoas, ela passaria pela hidrelétrica (que estaria dentro do condomínio) e geraria energia para as pessoas."
Germano João Bernardon - simulador de universos: "Esse invento serve para conhecer e estudar novos planetas de forma "real", sem precisar sair de casa."
Valentina de Moura Mussnich - óculos do COVID: “Serve para detectar os casos de covid, inclusive os assintomáticos.”
Olhar além da sua realidade, com o propósito de colaborar com a humanidade, foi um dos objetivos alcançados nesta atividade, que gerou movimentos felizes na turma, seja como inventores, seja com expectadores dos colegas.