Fruta é utilizada pelo 4° Ano para compreender latitude e longitude
As professoras Kelly C. Zick, Amanda Popiolski e Jéssica Kriki utilizaram uma bola de isopor e uma laranja para introduzir os conceitos de latitude e longitude para os alunos do 4º Ano. Na bola de isopor, os alunos delimitaram o Meridiano de Greenwich e perceberam a divisão da Terra em dois hemisférios: Ocidental (Oeste) e Oriental (Leste).
Em seguida, cada aluno descascou uma laranja observando que cada fruta possui de 9 a 14 gomos, na maioria 12. A turma fez a comparação dos gomos da laranja com as faixas de fusos horários. Os alunos também foram orientados a observar o formato dos gomos, no sentido de identificarem a diferença na espessura dos gomos entre a parte interna e externa e que eles apresentam estrutura curvilínea pelo fato de a fruta ser redonda/oval. Perceberam como os corpos ocupam espaço e se ajustam ao espaço.
Para as professora, foi uma alegria observar que os alunos envolveram-se durante todo o processo! A atividade cumpriu com o objetivo de incentivar nos alunos a observação do que existe ao nosso redor e as analogias que podem ser relacionadas ao conteúdo estudado em sala de aula. Além disso, relatou a Professora Amanda: “Pudemos observar na prática algumas virtudes que são
trabalhadas no Colégio Logosófico, como a colaboração entre os alunos, a generosidade em ensinar e a paciência em esperar o outro e ouvir”.
Ao aprender com analogias os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo curricular trabalhado. Buscar diferentes maneiras de ensinar e de trabalhar os componentes curriculares, promovendo estímulos para que os alunos busquem o conhecimento, gostem de aprender, têm sido desafios constantes na turma do 4º Ano.