Compreendendo latitude e longitude
Qual a importância do conhecimento na vida? Já imaginou a sua vida sem conhecimentos? Basta ver a história da humanidade, as imensas possibilidades que nos abre cada conhecimento adquirido.
Para iniciar os estudos sobre latitude e longitude, os alunos do 4º ano utilizaram uma bola de isopor e um boneco “palito” para representação. O desafio era colocar o boneco exatamente no mesmo local que a professora indicava.
Os alunos faziam tentativas e comentavam: “Profe não dá, não tem como saber”.
Perceberam então a importância da padronização das linhas de latitude e longitude, o que ajudaria a posicionar o boneco nas bolinhas, facilitando a localização e aumentando a precisão da assertividade.
Com a orientação das Professoras Layana C. Mantelli e Mylene C. Perin, os alunos delimitaram a Linha do Equador na bolinha, dividindo-a em hemisférios Norte e Sul e depois delimitaram o Meridiano de Greenwich separando as metades Ocidental e Oriental. Entretanto, observaram que no Mapa Mundi e no Globo Terrestre há muito mais linhas demarcadas, e que há uma padronização na distância entre elas.
Para colaborar nessa compreensão, cada aluno recebeu uma bergamota. Com ela em mãos, após descascá-la, foram orientados a observar o formato dos gomos, no sentido de perceberem a diferença na espessura entre a parte interna e externa, e sua estrutura curvilínea pelo fato da fruta ser oval/redonda, compreendendo assim como os corpos se ajustam ao espaço e o porquê dos meridianos e paralelos terem uma curvatura na representação imaginária.
Para compreender como delimitar a distância entre as linhas e marcar os ângulos, foram usados um “leque” e um “bambolê” e assim foram definidas as demais linhas imaginárias que compõem o sistema de localização geográfica do Planeta.
“Com a atividade, refletimos sobre a importância de um sistema padronizado, para que todos possam se localizar na Terra, e que este foi criado pelo homem, com o avanço do conhecimento e da necessidade.”, relatou a Professora Layana, regente da turma. “Explorar os conteúdos de forma dinâmica, faz com que o aprender ganhe novos significados. Gerar nas crianças a expectativa e a participação na elaboração dos conceitos tornam eles vivos e significativos. “
“O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.” (Da Logosofia)