2º Ano aprende a cultivar novas amizades
Como estimular a amizade na sala de aula? É possível construir uma amizade?
Observando a turma do 2º Ano do Ensino Fundamental durante as brincadeiras livres, as docentes perceberam que as crianças buscavam
sempre os mesmos colegas para brincar, formando os mesmos grupinhos, o que dificultava a entrada de uma ou outra criança nas brincadeiras. A partir desta observação, com o estudo e intercâmbio sobre estes aspectos e como a Pedagogia Logosófica aborda este tema, as Professoras Susana T. Lazzarotti, Michele Carine Auziliero e Kethyn D. da Silva, pensaram em estratégias para favorecer que as crianças ampliem suas amizades.
sempre os mesmos colegas para brincar, formando os mesmos grupinhos, o que dificultava a entrada de uma ou outra criança nas brincadeiras. A partir desta observação, com o estudo e intercâmbio sobre estes aspectos e como a Pedagogia Logosófica aborda este tema, as Professoras Susana T. Lazzarotti, Michele Carine Auziliero e Kethyn D. da Silva, pensaram em estratégias para favorecer que as crianças ampliem suas amizades.
Uma das estratégias foi estipular um dia da semana para brincar entre toda a turma e outro para brincar com um amigo com o qual não brincava tanto. Desde então, nesses dois dias as crianças se organizam para cumprir esse combinado.
“É bonito observar cada um se esforçando em fazer a sua parte, um se desafiando a convidar o colega para brincar e outro procurando aceitar o convite daquele amigo com quem nem sempre brincava”, manifestou a Professora regente da turma, Susana. “Assim, é possível ampliar as
amizades!”.
amizades!”.
O processo continua, com muitos estímulos! Por meio de leituras, conversas coletivas e individuais, sempre recordando que no coração
cabem muitos amigos.
cabem muitos amigos.