Infantil 5 aprende sobre as unidades de medidas
O que se mede? Quais os instrumentos que usamos para medir? Será que tudo pode ser medido? O que não se mede? Essas foram algumas perguntas que a professora Susana Lazzarotti fez à turma do Infantil 5 na roda de conversa que iniciou o estudo sobre Unidades de Medidas.
A turma aprendeu de forma prática como se mede o peso, o volume e o tamanho e que para ter um exato valor de medidas é preciso de alguns meios como: balança para peso, trena/metro/fita para o tamanho e litros para volume.
Aprenderam também que antigamente as pessoas usavam o próprio corpo para medir, tendo como referência palmas, pés, corpo, passada, jardas, porém essa forma de medir causava alguns desentendimentos, pois as partes do corpo variam de pessoa pra pessoa.
Depois de estudar e medir vários objetos da sala, as crianças foram desafiadas a medir uma parede da sala. Cada grupo tinha uma forma de medir: régua, passada, corpo, mão e pés. Que alegria depois comparar as medidas!
Após esta atividade a professora perguntou para as crianças: “Será que tudo pode ser medido?” Algumas crianças disseram que sim, outras achavam que não. Em outro momento, a professora leu para turma o livro Adivinha quanto eu te amo, de Sam Mcbratney.
Com a história, a turma foi convidada a refletir e percebeu que existem coisas que não podem ser medidas, como os pensamentos, os sentimentos de amor, de gratidão, de tristeza, de felicidade. Para finalizar, cada criança fez com a família uma tarefa onde puderam pensar sobre o tema e registrar o que eles consideram imensurável.