4º Ano aprende sobre vulcanismo e as forças internas
Qual é a importância dos vulcões? Existe alguma influência das atividades vulcânicas na vida das pessoas? Como os vulcões entram em erupção? De que são constituídos? Estas foram algumas das indagações das crianças do 4º Ano, no início dos estudos de Ciências. A partir destas dúvidas, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda, foram atrás de respostas.
O vulcanismo teve papel determinante nos primórdios da formação geológica de globo terrestre. Além disso, ele é responsável pelo aparecimento de novas terras e na subsistência de milhares de pessoas que vivem e cultivam as ricas terras de seus arredores. Sem a poeira e as cinzas vulcânicas os solos seriam bem mais pobres e menos férteis e sem as fumarolas sulfurosas, existiriam menos jazidas metais como as de cobre, zinco, magnésio, chumbo, mercúrio e outros.
Mas será que podemos relacionar esse conhecimento com a vida do ser humano? Será que, analogicamente, existem forças externas e internas no ser humano?
Após estudar e colocar a “mão na massa” construindo vulcões com argila, as crianças puderam relacionar o que aprenderam com a vida:
- Professora, eu entro em erupção quando estou com muita raiva.
- Eu entro em erupção quando estou esperando algo que não chega.
- Professora, eu entro em erupção quando ganho alguma coisa que estava esperando muito!
Estas situações de aprendizagem possibilitam que cada um aprenda a observar seu interno e identificar o que sente, o que ocorre e, entre outras imagens, permitir que a “erupção” ocorra ou possa controlar.