Turma do 5º Ano aprende sobre o processo de tratamento de água e esgoto e ainda consolida valores importantes para a vida
A experiência de Ciências sobre decantação e filtragem com a turma do 5º Ano oportunizou aos alunos conhecerem conceitos sobre o processo de tratamento de água e esgoto realizado nas estações de tratamento.
Porém, as reflexões transcenderam o conteúdo curricular: as professoras Ana Amélia A. Bergamo e Marisa Lúcia Balbinot fizeram uma analogia com outros dois conceitos: um ensinado por González Pecotche (criador da Logosofia) e outro por Sócrates (filósofo grego).
“Da Ciência Logosófica extraímos que quando criamos um pensamento ou temos uma ideia, devemos antes avaliar se é construtiva e se é realizável, proveitosa e lícita. Diante de uma resposta afirmativa, para que este pensamento ou esta ideia sejam concretizados, necessitará ainda de esforço, empenho e constância”, relatou a professora regente da turma, Ana Amélia A. Bergamo.
Da filosofia grega, com Sócrates, a turma aprendeu sobre o uso das palavras, ou seja, usando a imagem das “peneiras de Sócrates” foi intercambiado que tudo o que queremos falar sobre alguém, antes deve passar pelo crivo da verdade, da bondade e da necessidade.
Muitos aprendizados em um único experimento, aliando conhecimento científico e valores para a vida.