5º Ano aplica conteúdo de Matemática fazendo uma receita culinária
Já parou para pensar e avaliar sobre o quanto podemos aprender com uma experiência culinária? Esses foram os movimentos causados nas professoras Kamila Pavi e Layana Mantelli após o término da atividade com a turma do 5º Ano.
Para viver uma experiência prática de fixação de conteúdo envolvendo frações e a percepção de como utilizamos a Matemática em nosso dia a dia, as professoras planejaram uma atividade de receita culinária: um bolo de chocolate de caneca no micro-ondas!
Para a alegria das professoras, a atividade proporcionou muito mais do que o ensino da Matemática, pois a orientação se deu de modo on-line e exigia atenção e autonomia dos alunos. “As crianças praticaram a paciência em esperar o bolo assar; a compreensão e empatia com o colega que estava com machucado e precisava fazer cada etapa de forma mais lenta; a adaptabilidade quando um ingrediente havia acabado; a frustração quando o bolo queimou; a resolução de problemas quando precisou trocar um ingrediente por outro ou quando a massa e cobertura ficaram muito duras (ou moles); a atenção ao ouvir a professora; e a organização do ambiente antes e após a atividade on-line”, pontuou a professora Kamila.
Muito mais do que o conceito de fração, foram abordados proporcionalidade, medidas de tempo e capacidade. “Professora, meu primeiro bolo ficou um pouquinho queimado, então no próximo, em vez de colocar três minutos, vou colocar dois minutos e meio”. “Minha massa, ficou um pouquinho mole, então vou adicionar uma colher a mais de leite”. “Vamos demorar cerca de 12 minutos para assar os quatro bolos”. E assim foram acontecendo os movimentos durante a aula.
“Quando planejamos uma aula, temos em mente os objetivos a serem alcançados. Mas quando estes transcendem o que esperamos, quando conseguimos enxergar além de uma simples atividade de Matemática, as palavras não conseguem expressar o sentir, tamanha é a alegria”, concluiu a docente Kamila.