4º Ano realiza experiência no estudo sobre ecossistema
Ao estudar sobre ecossistemas, as professoras Amanda Popiolski e Stefani Bosco propuseram para a turma a construção de um terrário para colaborar nesta aprendizagem.
Uma camada de pedras, outra de areia, carvão vegetal e mais uma de terra adubada; fixando acima, algumas mudas de plantas e pequenos animais. Eis que surge a versão de um terrário! Um ótimo recurso para observar o funcionamento da natureza.
Durante a montagem do terrário, no laboratório da escola, muitas perguntas e aprendizagens: “Por que é necessário o carvão?”, “O que vem primeiro, as pedras ou a terra?”, “Os animais não vão morrer?”.
Os terrários ficaram lindos! Agora, o 4° ano tem seu próprio ecossistema para cuidar, observar e aprender. Que alegria perceber a movimentação da turma neste estudo, realizando a experiência, observando e questionando sobre o equilíbrio na vida! Juntos, observando se tudo está em equilíbrio, como deve ser em um ecossistema.
“Com esta atividade, pudemos comprovar alguns conhecimentos e analisar a vida existente nesse ecossistema. Foi possível observar as interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas e animais, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.”, manifestou a Professora Amanda.
Levar o que se aprende à prática, promovendo nos alunos perguntas e reflexões, movimentando a mente, são aspectos do Método Logosófico que têm possibilitado à turma adquirir muitos conhecimentos! Além disso, o gosto pelo estudo e pelo aprender são observados, deixando evidente mais uma vez a importância de aprender com alegria!